Papiro do Século 4 afirma que Jesus tinha uma esposa

Fragmento de um antigo papiro escrito no idioma copta, (extinta no século XVII) e até agora desconhecido, contém frases que sugerem que Jesus tinha uma esposa, numa descoberta que deve alimentar o acalorado debate sobre esse tema no mundo cristão.
A descoberta do papiro, em 2012, provocou polêmica. Pelo fato de a tradição cristã e a Bíblia afirmarem que Jesus não era casado, o documento reacendeu os debates sobre o celibato e o papel das mulheres na Igreja.
Não  é uma falsificação, de acordo com uma análise científica do controverso texto, informaram  pesquisadores americanos.

A existência do fragmento do século 4, não muito maior do que um cartão de visitas,  foi revelada  numa conferência proferida em Roma por Karen King, professora da Escola de Divindade de Harvard, de Cambridge (Massachusetts). O fragmento mede 4 cm x 8 cm. Karen declarou que a data do documento – escrito séculos depois da morte de Jesus – significa que o autor não conhecia pessoalmente Jesus Cristo.
Nunca antes um evangelho se referiu a Jesus como casado ou tendo mulheres como discípulos. Mas uma nova análise científica do papiro e da tinta, bem como da escrita e da gramática, mostrou que o documento é antigo.

Nesse pedaço, leem-se as palavras: "Jesus disse a eles: minha esposa...".
"A tradição cristã por muito tempo manteve que Jesus não foi casado, embora nenhuma evidência histórica confiável exista para amparar essa afirmação", disse King em nota divulgada por Harvard.
"Esse novo Evangelho não prova que Jesus foi casado, mas nos diz que toda a questão só apareceu como parte dos inflamados debates sobre sexualidade e casamento."
Apesar da posição oficial dos cristãos de que Jesus nunca se casou, o tema reaparece regularmente - especialmente em 2003, quando da publicação do best-seller "O Código da Vinci", que irritou muitos cristãos por se basear na ideia de que Jesus se casou e teve filhos com Maria Madalena.

King disse que o fragmento, apresentado no Décimo Congresso Internacional de Estudos Coptas, representa o primeiro indício de que alguns protocristãos acreditavam que Jesus havia sido casado.
Roger Bagnall, diretor do Instituto para o Estudo do Mundo Antigo, em Nova York, disse acreditar que o fragmento, chamado por King de "O Evangelho da Esposa de Jesus", seja autêntico.
Mas especialistas ainda irão analisar melhor o fragmento e submetê-lo a testes, com especial atenção para a composição química da tinta.

O fragmento, esfarrapado e amarelado, pertence a um colecionador privado anônimo, que contatou King para que o ajudasse a analisar e traduzir o material, que teria sido descoberto no Egito ou talvez na Síria.
King disse que só por volta do ano 200 a afirmação de que Jesus era solteiro começou a aparecer, por intermédio de um teólogo conhecido como Clemente de Alexandria.



Ação:  Jesus veio cumprir sua missão na terra. Como filho de Deus, Jesus veio para e por um único propósito: morrer pela humanidade para que não fossem condenados.  Jesus como Deus encarnado (é tão absurdo... porque Deus se casaria?) tinha como única e exclusiva missão de trazer a salvação a humanidade, além de que a bíblia não nos relata isso e segundo a mesma, ( As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós...Dt 29:29). Creio que a Bíblia é a palavra de Deus. E que tudo que vem contradizê-la vem do diabo, o qual é o pai da mentira. 

Postar um comentário

0 Comentários