A origem do Carnaval

     
          O carnaval é a festa profana mais antiga que se tem registro. Suas raízes encontra-se na Grécia Antiga, no culto ao deus da mitologia Dionísio, deus do vinho. Na medida em que as plantações de parreiras (videiras) se espalhavam pelas ilhas gregas, as pessoas o celebravam. Os seguidores de Dionísio caiam na folia com os rostos pintados e as roupas transformadas em meio a muita dança, embriaguez e sexo.


As autoridades da época sentiam-se ameaçadas com estas manifestações, que consistem em uma teatratização coletiva da inversão dos papeis sociais dos gregos, e em geral as sátiras recaiam sobre as autoridades da época que tentaram de todas as formas reprimir, sem sucesso, as homenagens a dionísio.

O carnaval pagão começa quando o governo de Atenas Psítrato (6052 - 527 a.c) oficializa o culto a Dionízio na Grécia Antiga ( aprox. no século Vll a.c) e termina quando a Igreja Católica adota oficialmente o carnaval como sagrado em 590 d.c.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.



     

Postar um comentário

0 Comentários